O ano letivo de 2011 está quase se findando e a EMEF "Dr. Mário Vello Silvares" tem muito o que celebrar, foi um ano de grandes desafios, mas de muitas conquistas. Muitos resultados positivos foram alcançados através do trabalho da Equipe Pedagógica, professores, pais, alunos, enfim de toda Comunidade Escolar.
Que venha 2012!!!
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O PPP da EMEF Dr. Mário Vello Silvares está sendo reformulado, mas contempla princípios e diretrizes das decisões pedagógicas assumidas pela Instituição de Ensino, abrangendo seu corpo docente, discente bem como toda comunidade escolar.
Este começou a ser elaborado em 2003 e desde esse primeiro esboço de metas a serem atingidas pela Escola para oferecer um Ensino de qualidade foram acrescentando-se outras que não tinham sido contempladas e aprimorando-se as estratégias para alcançá-las.
O Objetivo Geral do PPP é estimular o exercício amplo da cidadania resgatando a identidade cultural dos educandos através da aquisição de conhecimentos que possam ser utilizados no seu cotidiano.
Através de atividades diferenciadas, projetos e inclusão digital a Instituição procura fazer a diferença no cenário educacional do município de Conceição da Barra onde está localizada.
E com isso tem alcançado muitos resultados positivos e muitos alunos têm comprovado essa eficiência através de seus desempenhos em conscursos seletivos que têm participado com êxito.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A E.M.E.F. “Dr. Mário Vello Silvares”, funciona nos turnos matutino e vespertino, assim distribuídos:
- Turno Matutino – 6º Ano a 8ª série – das 7:00 às 11:30horas;
- Turno Vespertino – 1º ano ao 5º ano – das 13:00 às 17:30 horas.
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Mário Vello Silvares”, foi criada em 1957, com o nome de Ginásio Conceição da Barra.
Essa escola surgiu da luta de homens, como Euclides dos Santos, Bento Daher, Dr. Mário Vello Silvares, Dr. Antônio Bicalho, que se empenharam junto ao Presidente da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, Dr. Cristiano Dias Lopes, para a criação do ginásio.
Em 1958, funcionou a 1ª turma do ginásio Conceição da Barra, no Grupo Escolar “Joaquim Fonseca”, enquanto o prédio próprio da Escola, estava sendo construído, sob a direção do Promotor de Justiça, Dr. Antonio Bicalho.
Em 1964, em homenagem póstuma ao médico e grande homem público, Dr. Mário Vello Silvares”, o Ginásio passou a denominar-se Ginásio “Dr. Mário Vello Silvares”
Em 1967, foi criado o curso de Magistério que começou a funcionar em 1968, com o nome de Ginásio e Escola Normal “Dr. Mário Vello Silvares”
Com as mudanças advindas com a Lei 5692/71, passou a denominar-se Escola de 1º e 2º Graus “Dr. Mário Vello Silvares”.
Em 1977, a escola deixou de ser mantida pela Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, sendo comprada pela Municipalidade, que logo repassou o 1º Grau para o Estado, mantendo apenas o 2º Grau.
Em 1981, a Escola foi incorporada a Escola de 1º Grau “João Bastos Bernardo Vieira”.
Na administração Oribes Storch, o antigo prédio da ESPG “Dr. Mário Vello Silvares”, que estava desativado, foi reconstruído e concluído em 09/03/1985 e foi criada a Escola Municipal de 1º Grau “Dr. Mário Vello Silvares”, inaugurada no Governo do Governador do Estado do Espírito Santo – Gerson Camata, em 1985. Sendo a diretora a Srª Elba Elias Machado.
De acordo com a LDB e Lei Municipal n° 2.190/2003, de 07 de julho de 2003, passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr. Mário Vello Silvares”.
Em 2006, a escola inseriu o Ensino Fundamental de 09 anos com crianças de 06 a 14 anos.
Atualmente está sob a gestão da Srta Aline Francisco Crispim que conta com uma equipe técnico pedagógica para auxiliá-la em todos os trabalhos realizados.
Assinar:
Comentários (Atom)